Jornalista defende que se deve reafirmar o compromisso com o leitor

Nelson Blecher é um dos palestrantes do fórum promovido pela ARI a partir de quinta-feira

A defesa da importância da reportagem será um dos pontos a serem destacados pelo jornalista Nelson Blecher, diretor de redação da revista Época Negócios, em sua participação em um dos painéis programados para o Fórum de Debates ?As perguntas que não calam - Perspectivas da imprensa brasileira?, programado para os próximos dias 5, 6 e 7. Blecher vai apontar as dificuldades para se estabelecer uma agenda comum entre atores tradicionalmente conflitivos. "Como vigilantes do poder público, os jornalistas e os veículos publicam notícias que, na maioria das vezes, desagradam essas instituições. Já as empresas nem sempre se mostram satisfeitas com as pautas e enfoques escolhidos pelos jornalistas para retratá-los", afirma o jornalista.


Blecher participará do painel "Agenda positiva. Sobre o quê convergem profissionais, empresas de comunicação, anunciantes e poder público?".  Segundo ele, com a complexidade que transformou o jornalismo em uma peça do novo mundo multimídia da comunicação, o dever das editoras e dos jornalistas é reafirmar o compromisso com o público leitor. "Isso demanda voltar ao básico e defender os valores e princípios jornalísticos que só se obtêm recorrendo às práticas consagradas pela reportagem ?artesanal".


O Fórum é uma das promoções idealizadas pela ARI (Associação Riograndense de Imprensa) para assinalar a passagem dos 200 anos de imprensa brasileira. Terá a participação de estudiosos e profissionais de expressão no cenário do jornalismo brasileiro, com o objetivo de levar a imprensa a questionar a si mesma, para refletir sobre suas práticas e assumir suas responsabilidades. Inscrições para o Fórum de Debates ainda podem ser feitas através do endereço http://capacita.plugin.com.br/ari/formulario/prog.asp
ou pelo telefone (51) 3061 3000.

Comentários