Jornalistas do UOL e O Globo se negam a entregar lista do HSBC

Fernando Rodrigues e Chico Otávio prestaram depoimento à CPI do Senado que investiga o caso

Os jornalistas Fernando Rodrigues, do portal UOL, e Chico Otávio, do jornal O Globo, negaram-se a entregar ao Senado a lista de 8.667 brasileiros com contas investigadas no caso HSBC. Eles prestaram na última semana depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Casa que apura o caso. Os dois são os únicos com acesso à lista que ficou conhecida por "Swissleaks" e publicam reportagens sobre o assunto. A informação é destaque no Tambor da Aldeia, boletim da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Ainda conforme o informativo, em seu depoimento no Senado, Rodrigues sugeriu que os parlamentares negociem acesso aos nomes diretamente com o governo francês.
A declaração do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, que voltou a defender a regulação da mídia; e a tentativa de intimidação ao jornalista Paulo Silas, do Jornal de Limeira, em São Paulo, também estão registradas na edição desta semana do boletim. No âmbito internacional, o boletim repercute estudo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que analisa "12 ameaças digitais-chave ao jornalismo" e o atentado a bomba à revista Admilar, na Turquia, entre outros assuntos.
Com pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero, o Tambor da Aldeia apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Com o mesmo fim, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) veicula aos sábados, pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, o programa Conversa de Jornalista. Para denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão, a entidade disponibiliza o correio eletrônico [email protected].
A edição desta semana está disponível aqui.

Comentários