Organizações pressionam por acesso a informações públicas

Tambor da Aldeia registra estas e outras notícias sobre liberdade de imprensa e expressão

O Boletim Eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Tambor da Aldeia, registra nesta semana, entre outros fatos, que mais de 30 organizações que integram a campanha A informação é um direito seu! enviaram correspondência ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB/SP), pedindo que o projeto de lei de acesso às informações públicas seja encaminhado ao plenário para votação urgente. 
Em fevereiro último, a Comissão Especial sobre Informações Detidas pela Administração Pública, da Câmara, aprovou por consenso um substitutivo ao projeto de lei encaminhado pelo Executivo. Para virar lei, o projeto ainda precisa ser votado pelo plenário e depois pelo Senado. Mais de 80 países já aprovaram as leis de acesso à informação.
Outro destaque é a ação movida pela TV Globo, pedindo, na Justiça, indenização por danos morais à Rede TV pela invasão aos estúdios do Big Brother Brasil (BBB). Humoristas do programa Pânico teriam realizado filmagens sem autorização durante a eliminação da participante Tessalia Serighelli.
A decisão do jornal A Tribuna de não publicar uma coluna do jornalista Elio Gaspari criticando o sistema prisional capixaba também é retratado pelo boletim. O fato levantou dúvidas sobre a independência da imprensa local. O Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo publicou nota criticando a "censura nas redações" capixabas. Na coluna "As masmorras de Hartung aparecerão na ONU", de 7 de março, Gaspari critica o governador Paulo Hartung (PMDB), por cruzar os braços diante da situação de total calamidade nas carceragens do Estado - marcadas pela superlotação, o aprisionamento em "contêineres" e uma série de assassinatos brutais. O editor do jornal alegou problemas técnicos - mas não especificou quais. Ao tomar conhecimento do episódio, Gaspari decidiu retirar os direitos do jornal de reproduzir suas colunas.
Interessados em colaborar com sugestões de pauta e denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista podem escrever e-mail para [email protected]. O boletim eletrônico tem pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero.

Comentários