Pesquisa afirma crescimento mundial em tiragem de jornais

WAN divulgou estudo que mostra aumento provocado pelos periódicos gratuitos

A WAN (Associação Mundial de Jornais) divulgou a pesquisa "Tendências Mundiais da Imprensa", atestando que a circulação total de jornais no mundo cresceu 2,3% em 2006 e 9,48% nos últimos cinco anos. O estudo levantou dados de 11.207 periódicos, o que representa todos os 232 países onde existe produção de jornais impressos.

Os números apontam a tendência global e escondem o movimento de queda na tiragem diária dos jornais pagos. A América do Norte foi o único continente que apresentou um número menor, caindo 1,97% em um ano. A Europa teve um aumento de 0,74% em 2006, mas somados os últimos cinco anos, o continente registra queda de 4,12%. A Alemanha apresentou 9,35% de queda no total de tiragem nesse período, contra 5,7% na França, 17,05% na Letônia, 11,13% nos Países Baixos e 12,5% no Reino Unido.

Apesar destas quedas em muitos dos países mais ricos do mundo, o relatório apresenta um quadro otimista, principalmente se incluídos os jornais gratuitos. A tendência da Europa é da substituição de produtos pagos pelos não-pagos, que, se levados em conta, acresce 10,19%, em um ano, e 12,84%, em cinco, sendo esta a variação total do numero de exemplares diários rodados. Os jornais gratuitos já respondem por 31,94% do total europeu. Somados a eles, a publicação global diária de jornais cresceu 4,61% no último ano e 14,76% nos últimos cinco. O número total de títulos também cresceu quase no mundo todo, alcançando a marca de 7% de aumento na Ásia em 2006. Apenas na América do Sul, o número se manteve estável.

O relatório completo, com 700 páginas de dados e análises, está disponível para venda no site da WAN. A versão impressa custa ? 449.