Semana da Imprensa tem painel sobre Jornalismo Digital

Evento foi promovido neste sábado, na sede da ARI

O Salão Nobre Hipólito da Costa, na sede da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), foi o cenário do painel 'Jornalismo Digital - O mundo dos sites e blogs', promovido pela entidade como uma das atividades da Semana da Imprensa. Para debater o assunto, participaram do encontro, que integra a Semana da Imprensa, os jornalistas Antonio Goulart, da ARI; Bárbara Nickel, editora do Caderno ZH Digital; Gilberto Simões Pires, do site Ponto Crítico; José Antonio Vieira da Cunha, de Coletiva.net; e Júlio Ribeiro, presidente do Clube de Editores e Jornalistas de Opinião, entidade que realizou o painel em conjunto com a ARI.
A questão mais debatida foi o futuro do jornalismo, a partir do crescimento da publicação de informações no meio web. "O jornal vai virar forro de gaiola", afirmou Simões Pires, ao se referir ao futuro do veículo impresso. Vieira da Cunha avaliou as dificuldades enfrentadas por este meio, que envolvem especialmente a logística de impressão e distribuição, e o custo do papel, valorado em dólar. E ressaltou que o importante, daqui pra frente, é a qualidade do conteúdo que é oferecido na web: "Vale mais do que nunca o conceito de que os melhores vencerão", afirmou o jornalista.
Bárbara historiou os esforços que estão sendo feitos por seu jornal no sentido de enfrentar os desafios crescentes apresentados pela internet, a começar pela rapidez como os acontecimentos precisam ser registrados. Lembrou que qualquer internauta hoje publica informações, e que o importante é saber separar o que é importante para atingir o objetivo de informar. Júlio Ribeiro, por sua vez, destacou o fato de que não há limites de conteúdos oferecidos na web, ressaltando que o consumidor é que tem o direito de editar seu jornal digital.

Comentários