Só um gaúcho concorre ao Esso nacional

É Airton Ortiz, colaborador de Zero Hora, por um trabalho sobre informação científica

O escritor Airton Ortiz é o único representante de um veículo gaúcho que se classificou como finalista nacional no Prêmio Esso de Jornalismo. Com o trabalho "Na trilha da humanidade", publicado em Zero Hora, Ortiz figura entre os três finalistas do Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ecológica, segundo foi divulgado pela comissão julgadora agora à noite. A Zero Hora também tem dois trabalhos entre os três finalistas ao Prêmio Esso Regional Sul: Alexandre Elmi, Dione Kuhn e Leandro Fontoura, com o trabalho "Memória saqueada", e  Renato Bertuol Barros, Júlio Cordeiro e Equipe, com o trabalho "Paixão pelo futebol". Vão concorrer com Mauri König, do jornal Gazeta do Povo.


Os vencedores deste ano nas diversas categorias que compõem a premiação, inclusive o prêmio principal, e o vencedor do Prêmio Esso de Telejornalismo serão conhecidos no próximo dia 13 de dezembro, durante festa de premiação a ser realizada no Hotel Sofitel Rio Palace, no Rio de Janeiro. A escolha final dos trabalhos vencedores de jornais/revistas caberá a uma Comissão de Premiação especialmente constituída para esse fim. A indicação da foto vencedora do Prêmio Esso de Fotografia será feita por uma Comissão Especial de 50 jurados, via Internet, dentre os cinco trabalhos selecionados.


Para selecionar os 44 trabalhos finalistas, as comissões examinaram um total de 1.027 trabalhos inscritos, sendo 509 reportagens, séries de reportagens ou artigos; 140 trabalhos fotográficos; 167 trabalhos de criação gráfica em jornal; 90 trabalhos de criação gráfica em revista; e 79 primeiras páginas de jornal, além de 35 trabalhos de telejornalismo e 7 inscrições ao Prêmio de Melhor Contribuição à Imprensa.


 

Comentários