Tambor da Aldeia comenta censura ao Estadão

Boletim eletrônico da ARI também registra a intenção de Evo Morales de controlar a imprensa boliviana

Conforme registra o Tambor da Aldeia, boletim eletrônico semanal da Associação Riograndese de Imprensa (ARI), a censura imposta ao jornal O Estado de S.Paulo completou 180 dias em 27 de janeiro. Desde 31 de julho de 2009, por decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), o veículo está proibido de veicular informações sobre a Operação Boi Barrica, que apura supostas irregularidades cometidas por Fernando Sarney, filho do senador José Sarney (PMDB-AP).
No final de 2009, Fernando Sarney chegou a apresentar pedido de desistência da ação contra o veículo. Na ocasião, a diretora jurídica do Grupo Estado, Mariana Uemura, considerou a iniciativa uma ação de "efeito midiático". Após o recesso do Poder Judiciário, encerrado em sete de janeiro, o jornal aguarda ser intimado para decidir se acata ou não o pedido do filho de José Sarney.
Também estão em pauta no boletim o anúncio do presidente reeleito da Bolívia, Evo Morales, de que pretende aumentar o controle sobre a imprensa do país, e o ato de suspensão de seis canais de TV por assinatura na Venezuela, a pedido do presidente Hugo Chaves.
A ARI disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social. O informativo tem pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero e pode ser acessado no endereço http://tambordaaldeia.blogspot.com.

Comentários