Tambor da Aldeia destaca vitória de Joabel na Justiça

Jornalista ganhou ação movida pelo coronel Altair de Freitas Cunha por danos morais

O boletim semanal da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Tambor da Aldeia, destaca nesta segunda-feira, 7, a vitória do jornalista gaúcho Joabel Pereira na ação movida pelo coronel da Brigada Militar Altair de Freitas Cunha, por danos morais, em março de 2007. Em entrevista ao programa Agora, da Rádio Guaíba, o oficial manifestou-se descontente com o parcelamento de salários anunciado, alertando à possibilidade de os brigadianos ingressarem em greve, com a consequente insegurança nas ruas. Joabel, que na época apresentava o programa, comentou que as colocações do entrevistado preocupavam-se com o próprio salário e não com o da tropa, pois a maioria dos oficiais, que atuam nas ruas, tinham vencimentos inferiores e não seriam atingidos pelo parcelamento.
O boletim eletrônico destaca ainda, entre outras ações movidas contra a imprensa, o relançamento da edição especial 'Mulher', da revista Realidade, da Editora Abril. A publicação foi censurada pela Justiça em 1967, durante o regime militar. A revista traz, além das 120 páginas do conteúdo original, um suplemento sobre a importância da publicação na formação do jornalismo brasileiro. A revista abordou, na época, temas como aborto, separação, mães solteiras e virgindade, e foi apreendida por ser considerada obscena.
Na seção 'Pelo mundo', a publicação registra que fotógrafos e cinegrafistas que cobrem o vazamento de petróleo no Golfo do México afirmam que têm sido impedidos de registrar os resultados do desastre ambiental. Autoridades federais e locais, incluindo a guarda costeira, estariam tentando evitar a chegada da imprensa a praias atingidas pelo vazamento e os proibindo de sobrevoar a região.
A ARI disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista.

Comentários