Tambor da Aldeia registra episódios da Record e da TVCom

Informativo da ARI trata de fatos relacionados à liberdade de expressão

O episódio envolvendo uma equipe da Rede Record com o técnico Dunga e a condenação da TVCOM, que deve indenizar um desembargador, estão entre os destaques da edição desta semana do Tambor da Aldeia, boletim informativo do Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da ARI (Associação Riograndense de Imprensa). O boletim registra que, em sua defesa, a Rede Record declarou que o assédio ao técnico da Seleção Brasileira é o preço a ser pago por ser "uma pessoa pública".
No caso da RBS, o grupo gaúcho foi condenado a indenizar por danos morais o desembargador Odone Sanguiné, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Entre 6 e 11 de dezembro de 1999, a TVCom apresentou uma série de reportagens intitulada "Rio Grande: Um Século de História". Nela, mostrava o desembargador - que na época era promotor - em conflito com uma igreja evangélica na cidade. A emissora teria errado ao informar que ele tentava impedir, em juízo, o badalar dos sinos de uma igreja situada em Panambi. Em primeira instância, a TV foi condenada a pagar indenização de R$ 60 mil por danos morais. No recurso ao STJ, foi mantida a indenização.
A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O trabalho é coordenado pelo jornalista Vilson Antonio Romero. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão.

Comentários