Versão da hora

Editora Abril reestrutura negócio e vende revistas

A Editora Abril deu início a um novo processo de reestruturação. Com o  reposicionamento, a Abril trabalhará pelo viés de três unidades: Conteúdo, Marketing e Receitas. Os títulos Placar, Contigo, Você SA, Você RH, Ana Maria, Tititi e Arquitetura e Construção serão vendidos à Editora Caras. Esta, no passado, já incorporou outros 10 títulos - Aventuras na História, Bons Fluidos, Manequim, Máxima, Minha Casa, Minha Novela, Recreio, Sou+Eu, Vida Simples e Viva Mais.
O Guia Quatro Rodas será incorporado às revistas Viagem e Turismo, Veja São Paulo e Veja Rio. A revista Capricho terá apenas a versão digital, deixando de circular no impresso. Haverá também uma reorganização das redações. De acordo com o site Máquina do esporte, a nova editora também ficará com todo o acervo fotográfico e de textos da Placar.
A Editora Abril focará em quatro áreas diferentes: Veja, que será comandada pelo diretor Eurípedes Alcântara; Exame, por André Lahoz; revistas femininas, por Paula Mageste; e Lifestyle, por Alecsandra Zapparoli. Assim, todas as redações serão reunidas por núcleos de atuação em andares diferentes. Com a mudança, todas as edições de Veja ficarão no mesmo andar; Exame e Exame.com juntas em outro; o núcleo de femininas em outro espaço e as lifestyle num quarto local. Além disso, todas as redações da empresa vão passar a atuar de modo convergente na produção de conteúdo, seja online ou offline.
Em comunicado oficial, a editora Abril afirmou que as alterações estão ocorrendo por necessidade de operação mais simplificada, atendendo às necessidades do mercado e dos leitores. "Nossos valores não mudam, continuamos acreditando nos mesmos princípios que construíram nossa credibilidade, mas chegou a hora de mudar o modo de operar. Estamos adotando um novo posicionamento perante o mercado, com foco nas necessidades dos anunciantes, que vêm exigindo mais agilidade e, sobretudo, flexibilidade de formatos e mídias para chegar a resultados mais eficientes de negócios", disse Alexandre Caldini, presidente da Abril.
Confira o comunicado na íntegra:
Editora Abril promove mudança na estrutura editorial e comercial
A Editora Abril anuncia hoje uma mudança na estrutura editorial e no modelo comercial. A empresa dá início a uma profunda transformação com o objetivo de operar mais simplificadamente e ao mesmo tempo atuar mais próxima às necessidades do mercado.
Como parte dessa mudança,a empresa passa a operar com três unidades: Conteúdo, Marketing e Receitas.
"Nossos valores não mudam, continuamos acreditando nos mesmos princípios que construíram nossa credibilidade, mas chegou a hora de mudar o modo de operar. Estamos adotando um novo posicionamento perante o mercado,com foco nas necessidades atuais dos anunciantes, que vêm exigindo mais agilidade e, sobretudo,flexibilidade de formatos e mídias para chegar a resultados mais eficientes de negócio", afirma Alexandre Caldini, presidente da Editora Abril.
As mudanças, ponto a ponto
O novo posicionamento da Abril compreende as seguintes mudanças, descritas detalhadamente abaixo:
São criadas três unidades: Conteúdo, Marketing e Receitas. Elas respondem ao presidente da Editora Abril, Alexandre Caldini. A linha editorial da Abril segue ligada ao Conselho Editorial, formado por Victor Civita Neto (Presidente), Thomaz Souto Corrêa (Vice-Presidente), José Roberto Guzzo, Giancarlo Civita e Eurípedes Alcântara.
Unidade de Conteúdo
A liderança da Unidade de Conteúdo será ocupada interinamente por Victor Civita Neto,Presidente do Conselho Editorial da Abril. Respondendo a ele estarão os diretores editoriais:
Eurípedes Alcântara, em VEJA
André Lahoz, em EXAME
Paula Mageste, em Femininas
Alecsandra Zapparoli, em Lifestyle
Em Femininas, estão as marcas: BOA FORMA, CAPRICHO.COM, CASA CLAUDIA, CLAUDIA, COSMOPOLITAN, ELLE, ESTILO E M DE MULHER.
Em Lifestyle, estão as marcas:BRASIL POST, ELÁSTICA, GUIA DO ESTUDANTE, INFO.COM, MEN"S HEALTH, MUNDO ESTRANHO, NATIONAL GEOGRAPHIC, PLAYBOY, Quadrinhos, QUATRO RODAS, SAÚDE, SUPERINTERESSANTE, VEJA SP, VEJA RIO, VIAGEM E TURISMO, VIP e WOMEN"S HEALTH.
Com as mudanças, acontecem dois movimentos importantes e estratégicos:
1) Os diretores editoriais passam a se concentrar exclusivamente no seu papel de produção de conteúdo editorial e nas relações entre as marcas e suas comunidades.
2) Todas as redações da Abril passam a trabalhar com total convergência na produção de conteúdo on e offline, em diversos formatos de texto, audiovisual e eventos.
Na Unidade de Conteúdo é criado oEstúdio ABC- Abril Branded Content,cuja direção será acumulada porEdward Pimenta, diretor de Apoio Editorial.O Estúdio ABC atuará na coordenação, no atendimento e na produção de conteúdos customizados,como native advertising ou qualquer outro tipo de content marketing, em todos os formatos, incluindo uma estrutura exclusiva para produção de vídeos.
Unidade de Marketing
A Unidade de Marketing será comandada porTiago Afonso, que assume a posição de Diretor de Marketing. Afonso terá a responsabilidade de gerenciar o portfólio de marcas e produtos e identificar tendências de mercado.Respondendo a ele estarão os gestores das marcas e as áreas de Informações para o Mercado, Abril Big Data (ABD) e Serviços de Marketing e Eventos.
Unidade de Receitas
As maiores mudanças acontecem na Unidade de Receitas,que controla todo o faturamento da Editora (publicidade, assinaturas, vendas avulsas, e-commerce, digital e eventos). Ela será comandada porRogério Gabriel Comprido, que assume a posição de Diretor Comercial. Gabi,como é conhecido,terá no seu time duas lideranças:Virginia Any e Dimas Mietto.
Virginia Any será responsável por toda a receita publicitária da Abril,assumindo a posição de Diretora de Vendas de Publicidade.Respondem a ela gestores focados nos seis principais segmentos de mercado - Bens de Consumo; Financeiro; Moda, Decoração e Construção; Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Esporte; Tecnologia, Serviços Públicos e Sociais; Transporte e Mobilidade; além dos escritórios regionais e da área internacional.
Cada um desses gestores de segmento tem por missão conhecer profundamente o setor,seus desafios e seus principais players. A ideia é que a Abril, conhecendo as necessidades desses clientes, possa atendê-los de forma diferenciada,flexível e, sobretudo, eficiente, em diversos formatos, mídias e linguagens.
Dimas Mietto assume a posição de Diretor de Vendas para Audiência. Ele será responsável por toda a receita originária dos consumidores Abril. Estão sob sua responsabilidade as áreas de Assinaturas, Vendas Avulsas,Venda de Acervo e e-commerce.Continuam a responder a Dimas todos os diretores dos canais de assinaturas,além de dois gestores responsáveis por vendas avulsas.
Digital Mobile e Casa Cor
A área Digital Mobile permanece respondendo diretamente a Alexandre Caldini e sob o comando deSandra Carvalho,que tem como missão garantir a execução da estratégia digital e apoiar tecnicamente a produção e a distribuição de conteúdo para clientes. Também Casa Cor segue respondendo diretamente ao presidente, com Lívia Pedreira à frente do negócio.
Mudanças em marcas
Algumas marcas foram reposicionadas e outras vendidas.
EXAME PME é incorporada à EXAME, que reforça em seu editorial a presença de negócios do segmento de pequenas e médias empresas, bem como empreendedorismo. O mesmo ocorre com o GUIA QUATRO RODAS, que terá seu conteúdo incorporado às marcas VIAGEM E TURISMO, VEJA SÃO PAULO e VEJA RIO. A marca CAPRICHO passa a atuar exclusivamente no ambiente digital,consolidando sua posição de maior provedora de conteúdo jovem feminino do mundo.
As marcas ANAMARIA, ARQUITETURA CONSTRUÇÃO,CONTIGO!,PLACAR, TITITI, VOCÊ RH e VOCÊ S/A são vendidas à Editora Caras.
Construindo o futuro
Ao criar esse novo posicionamento,a Abril passa a atender, de maneira mais adequada, às novas demandas de mercado: uma empresa mais digital, especialista na produção de conteúdo editorial e de marketing, e com um atendimento comercial orientado aos anunciantes.
"Esse movimento é muito ousado e marcante para o futuro da Abril neste fascinante mundo da mídia, que não para de se transformar.A partir de agora, a Abril passa a estar em constante evolução em sua oferta de produtos, em seu modo de agir e pensar.É isso que nossos clientes e audiência exigem.E é isso que - com gente arrojada, inquieta e muito capaz - estamos fazendo", afirma Caldini.

Comentários