Taís Seibt e Tiago Lobo dão curso de verificação de notícias na Feevale

Oficina de fact-checking é um movimento em resposta à proliferação de notícias falsas na internet

Reprodução

A Feevale promoverá a 'Oficina de fact-checking: como checar o discurso público', que consiste na verificação de fatos, dados e declarações públicas. Baseada nas principais metodologias, ferramentas e processos de checagem de informações, o curso é um movimento em resposta à proliferação de notícias falsas na internet e será ministrado por Taís Seibt, da Filtro, e Tiago Lobo, da ONG Pensamento.org. A qualificação ocorrerá em 23 de junho, das 9h às 13h, no campus II da instituição (ERS 239, 2755 - Vila Nova), em Novo Hamburgo. A sala onde será realizada a aula será informada via e-mail aos inscritos antes do início da atividade. 

A formação tem como público-alvo estudantes de graduação, jornalistas diplomados e comunicadores em geral que estejam interessados em se aprofundar na prática de fact-checking. No curso, os alunos realizarão atividades teóricas e práticas sobre o tema e as inscrições poderão ser realizadas até dois dias antes do início do evento ou de acordo com a disponibilidade de vagas.

Taís é formada pela Unisinos e é mestre em Comunicação pela mesma universidade. Atualmente, estuda a prática de fact-checking em sua pesquisa de doutorado em Comunicação na Ufrgs. Junto a ela, participará o criador da ONG de Jornalismo e Direitos Humanos Pensamento.org, Tiago Lobo Bastos, que tem 11 anos de experiência em reportagem, edição e produção editorial multiplataforma.

Comentários