Acesso à internet por banda larga cresce no Brasil

A demanda por maiores velocidades também aumentou

A Cisco divulgou na última quarta-feira o balanço do levantamento Barômetro Cisco de Banda Larga, que mapeia o crescimento de conexões de alta velocidade. De acordo com a pesquisa, o número de conexões banda larga no Brasil cresceu 40,1% no ano de 2006, em relação a 2005. Em apenas seis anos de existência, de 2001 a 2006, a banda larga brasileira cresceu 1.639%, o que equivale a mais de 5,3 milhões de novas conexões.


A demanda por maiores velocidades também aumentou no período. Os acessos banda larga com velocidades acima de 512 Kbps passaram de 21% do mercado total, em dezembro de 2005, para 37% em dezembro de 2006. Já os acessos superiores a 1 Mbps saltaram de 2% do mercado total para 22% no mesmo período. Uma das razões desse crescimento é o fato de os usuários intensificarem o uso de aplicações que demandam velocidades maiores, como o download de músicas e serviços de vídeo pela internet, como o YouTube.


Patrocinado pela fabricante de equipamentos de rede Cisco e realizado pela empresa de pesquisas IDC Brasil, o estudo é publicado a cada três meses, com o objetivo de mensurar a evolução do número de conexões e do desenvolvimento do mercado brasileiro de banda larga.

Comentários