Aplicativo reúne informações sobre serviços públicos

Ferramenta foi lançada nesta quinta-feira, durante o Fórum Internacional de Software Livre

A partir desta quinta-feira, 8, os gaúchos podem acessar as informações sobre os serviços públicos do Estado através do aplicativo do programa RS Móvel. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria de Comunicação Social e Inclusão Digital do Estado (Secom-RS), em parceria com a Procergs. O lançamento ocorreu durante o 15º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl), no Centro de Eventos da PUC.
Além do acesso rápido às informações gerais do governo estadual, é possível, por exemplo, o cidadão fazer uma denúncia na área de segurança pública, consultar matrículas nas escolas da rede estadual, acessar os serviços da CEEE, Corsan, agendar consultas junto ao Instituto de Previdência do Estado (Ipergs), obter informações sobre a Copa 2014, entre outros.
A primeira versão do programa foi produzida em 2011. Agora, aproximadamente 65 itens sobre serviços públicos podem ser acessados gratuitamente pelo cidadão via celular (IOS ou Android). "O diferencial desta versão do RS Móvel é que o cidadão pode acessar a ferramenta em qualquer lugar, a qualquer hora que precisar utilizar informações ou serviços oferecidos pelo Estado", diz o presidente da Procergs, Carlson Aquistapasse. A diretora de Mídias Sociais da Secom, Tatiana Sottili, destaca o caráter inovador e cidadão do RS Móvel. "O governo está na vanguarda, trabalhou essa ferramenta para facilitar a vida das pessoas no Rio Grande do Sul."
O aplicativo apresenta uma interface muito mais atrativa e dinâmica, voltada para a localização rápida dos serviços na web, através de tablets e smartphones, e possui o código de software livre. "A ideia é ter os principais serviços do Estado de forma rápida e atualizada", explicou a gerente do projeto RS Móvel, Alessandra Nunes.
O RS Móvel pode ser acessado na web pelo endereço www.m.rs.gov.br. Assista aqui ao vídeo sobre como a ferramenta funciona.

Comentários