Brasil contabiliza 34,5 milhões de usuários ativos

Ibope Nielsen Online mudou metodologia e, agora, faz medição em computadores de empresas

O Ibope Nielsen Online começou a medir o acesso à internet feito através de computadores de empresas. Até o mês passado, os aparelhos de medição da empresa de pesquisa estavam instalados somente em computadores residenciais. Com a nova metodologia, o instituto registrou crescimento no número de internautas no País. Em maio, o Ibope contabilizou 44,5 milhões de pessoas com acesso à internet, tanto em casa quanto no trabalho. Desse número, 34,5 milhões de pessoas foram classificadas como usuários ativos, ou seja, que acessaram sites ao menos uma vez no mês de maio.
De acordo com informações do Info Online, para contar a audiência nas empresas, o Ibope Nielsen Online mudou a metodologia de medição e aumentou o seu painel de colaboradores. Até abril, a empresa contava com a ajuda de seis mil pessoas. Do mês passado para cá, esse número aumentou para exatos 14.562 colaboradores.
Quando o Ibope Nielsen Online inclui brasileiros com mais de 16 anos donos de telefones móveis e fixos na pesquisa, o número de internautas aumenta um pouco mais. O instituto projeta que, com essa alteração, o País tem cerca de 62,3 milhões de pessoas com acesso à web. Para chegar a esse número, além de domicílios e empresas, o Ibope também conta os acessos feitos de computadores de lan-houses, bibliotecas e telecentros.
Em abril, o internauta brasileiro passou, em média, 40 horas e 41 minutos acessando sites, vendo vídeos, lendo e-mails ou fazendo qualquer outra tarefa na web. O número soma o tempo de navegação do trabalho e de domicílio. Em um comunicado para a imprensa, José Calazans, analista de mídia do Ibope Nielsen Online, disse: "Esse tempo mantém o Brasil na liderança também quando se junta a navegação residencial com a do trabalho".

Comentários