Dia do Mundial do IPv6 é comemorado nesta quarta

Data estimula teste com novo tipo de endereçamento na Internet

Esta quarta-feira, dia 8, foi escolhida como o Dia Mundial do IPv6. A data será usada por portais do mundo inteiro para fazer testes com o Protocolo da Internet versão 6 (IPv6), tipo de endereçamento que deverá substituir o Protocolo da Internet versão 4 (IPv4) - que tem os dias contados. No último dia 3, o Icann, organização responsável pela distribuição de IPs na Internet, anunciou que estão esgotados os 4 bilhões de endereços disponíveis na rede. No Brasil, o Nic.br, órgão que coordena o registro de nomes e domínios, anunciou que até 2012 deverá acabar o estoque de IPv4 válido no país. Com o novo padrão, a rede passa de 4,2 bilhões de endereços disponíveis para 3,4 x 1038 (ou dois elevado a 128).
O IP é um endereço que cada pessoa ou página na web tem para se conectar à rede. Todo usuário doméstico quando se conecta à internet recebe um IP da operadora de serviço de banda larga. Além de a continuidade do IPv4 ameaçar a evolução da rede, a mudança deve acontecer por uma questão de compatibilidade. Por exemplo: um usuário que acessa a internet com IPv6 não vai conseguir acessar um site que funciona com IPv4. Operadoras que vendem serviço de banda larga, portais e fabricantes de hardware devem se adequar ao IPv6.
Usuários, no entanto, não serão diretamente afetados pela troca. A maioria dos sistemas operacionais e navegadores já é compatível com IPv6. Assim, o foco da ação são as empresas e não os internautas. O IPv6 também é importante para viabilizar a chamada "internet das coisas" - eletrônicos e eletrodomésticos conectados à internet. Isto permitiria, por exemplo, acessar informações sobre o que há na geladeira da residência enquanto está no trabalho.
Imagem

Comentários