Falta de investimentos ameaça inovações na internet

Rede pode não suportar a demanda prevista para os próximos anos

A internet está ameaçada de estrangulamento em sua capacidade de disponiblizar informações, o que poderá dificultar o surgimento de inovações. Atualmente, os recursos de fibra ótica e de comutação/roteamento têm escala suficiente para qualquer demanda de tráfego atual e futuro. No entanto, os provedores de infra-estrutura da rede, especialmente na América do Norte - onde muitos sites e provedores brasileiros estão hospedados -, terão de no mínimo duplicar o investimento no upgrade das redes de banda larga para conseguir, daqui a três ou cinco anos, suportar a demanda de tráfego online. Para os provedores de backbone, o investimento financeiro exigido para estreitar o gap entre demanda e capacidade seria de US$ 137 bilhões - mais que o dobro do planejado hoje.

Baseadas na aceleração da demanda por aplicações como streaming e vídeo interativo, transferência de arquivos peer-to-peer e downloads de música, essas conclusões são de uma pesquisa da analista de mercado Nemertes Research Group, chamada The Internet Singularity, Delayed: Why Limits in Internet Capacity Will Stifle Innovation on the Web ("A singularidade da internet postergada: por que os limites da capacidade da internet sufocarão as inovações da Web").

O estudo analisou durante um ano o fluxo de dados e a infra-estrutura da internet. "O resultado foi a primeira pesquisa já realizada que investigou e comparou tanto o investimento em infra-estrutura quanto os padrões atuais e projetados de tráfego", diz o sumário executivo (http://www.nemertes.com/ii). E faz uma ressalva: "É importante enfatizar que a falta do investimento projetado não vai levar ao colapso da internet. O principal impacto será o estrangulamento das inovações - tanto das técnicas, que levam a novas e cada vez melhores aplicações, quanto das empresariais, que se apóiam nessas inovações e aplicações técnicas para gerar valor. O próximo Google, YouTube ou Amazon poderá não surgir - não por falta de demanda mas por incapacidade de se preencher essa demanda."

Comentários