Internet avança como melhor veículo para divulgação de eventos

Dados foram apresentados pela Abeoc e pelo Sebrae Nacional

O II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, estudo da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e do Sebrae Nacional, revelou que a região Sudeste concentra mais da metade dos eventos realizados no País. Além disso, devido ao avanço da internet, os meios tradicionais de comunicação estão perdendo seu espaço na divulgação de eventos. Os sites são os principais meios, com 84,4% de utilização, seguidos das redes sociais (66,5%) e do e-mail marketing (46,6%). Os jornais e o rádio aparecem com percentuais de 24,8% e 18,2%, respectivamente.
As micro e pequenas empresas são maioria entre as que atuam no mercado de eventos. Elas correspondem a 76,8% do mercado que faturou, somente no ano passado, cerca de R$ 209,2 bilhões. Em 2013 foram realizados 590.913 eventos nos 9.445 espaços disponíveis no País com público de 202,17 milhões de pessoas. A receita do setor cresceu 14% ao ano nos últimos 12 anos e 465% na comparação entre 2013 e 2001, quando foi realizado o primeiro estudo.
Esta indústria gera 7,5 milhões de empregos, dos quais 5,48 milhões são criados apenas pelas empresas organizadoras de eventos. A movimentação deste mercado é resultado da soma dos gastos realizados pelos participantes dos eventos, da receita gerada pela locação de espaços e do faturamento das empresas organizadoras.
São considerados eventos os congressos, convenções, feiras de todos os setores, eventos socioculturais, e outros.

Comentários