NETmundial finaliza documento sobre governança da rede

Declaração Multissetorial foi apresentada em cerimônia em São Paulo

Após dois dias de atividades em São Paulo, o NETmundial (Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet) se encerrou nesta quinta-feira, 24, com definições sobre os princípios de governança da rede e roteiro para o desenvolvimento do tema, registrados na Declaração Multissetorial do NETmundial. Resultado de uma parceria entre o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a /1Net, o evento reuniu 1.480 representantes de diferentes setores - governos, sociedade civil, setor privado, academia e comunidade técnica global - e teve participação remota de 97 países.
A formulação da Declaração Multissetorial do NETmundial recebeu 188 contribuições, enviadas por representantes voluntários de 46 países. No NETmundial, os participantes puderam contribuir para a revisão do documento em sessões de discussão, que consideram ainda 1.370 comentários feitos pelo público no site oficial do encontro e mais de 200 feitos por espectadores que acompanham o evento em tempo real.
Na cerimônia de encerramento, o presidente do NETmundial, Virgilio Almeida, destacou o encontro  como um marco para a governança da internet. "Governos se reuniram com os demais setores para dar esse primeiro passo. A conclusão deve ser vista como uma contribuição de um grande número de representantes que irão se encontrar em outros processos envolvendo a governança da internet", declarou.
Acesse aqui a íntegra da Declaração Multissetorial do NETmundial, em inglês.

Comentários