O que vem por aí

Internet rápida com canetas laser está em fase de teste

Como opção à fibra ótica e similares, uma rede de transferência de dados que utiliza canetas laser comuns para se conectar à web está em fase de teste em Taiwan. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Taipei desenvolveu a técnica que, segundo o site TechTudo, é mais eficiente que o Wi-Fi ou Bluetooth. Trata-se da tecnologia Visible Light Communication System, onde os equipamentos utilizados não são novos, mas a técnica sim.
Nos testes realizados foram usadas duas canetas comuns em slides de datashow e os pesquisadores adaptaram um canal de transmissão em cada uma delas. Conforme o TechTudo, a experiência fez com que os pesquisadores atingissem a velocidade de 1 GB por segundo, 500 MB por segundo para cada feixe.
O baixo custo da operação é outro benefício destacado pela equipe da universidade. A conexão foi criada com investimento de menos de R$ 1.150 e com maior confiabilidade dos dados. Por outro lado, os pesquisadores explicaram que há limitações ainda, já que a transmissão é frágil, podendo ser interrompida facilmente se algo entrar no caminho do feixe de laser.

Comentários