O que vem por aí

Conforme previsões de cientistas chineses, a internet deve dobrar de tamanho a cada cinco anos

De acordo com as previsões de cientistas chineses, a internet deve dobrar de tamanho a cada cinco anos. Inspirados na Lei de Moore - que prevê que o número de transistores em um chip dobre a cada 18 meses - os estudiosos resolveram estabelecer um prazo para o crescimento da web. Publicada no New Journal of Physics, a pesquisa investiga a evolução da topologia da internet, ou seja, a forma como ela é estruturada.

Com base em um intervalo de seis em seis meses, no período de dezembro de 2001 a dezembro de 2006, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a grande rede dobrará de tamanho a cada 5,32 anos.O estudo não mensura a rede em números de sites, mas sim em níveis de sistemas autônomos, o que podem ser provedores, uma universidade ou grande empresa que possuam uma rede. Os cientistas identificaram o núcleo da grande rede e seus nós.


No geral, a pesquisa conclui que o núcleo da internet continua estável, enquanto a periferia tenta se expandir.  O modelo se diferencia de propostas anteriores, que sugeriam uma expansão coordenada do centro e das extremidades da rede.

Comentários