Porto-alegrenses podem interagir com Prefeitura em nova rede social

Administração da Capital aderiu à plataforma de gestão pública colaborativa

A Prefeitura de Porto Alegre aderiu a uma nova ferramenta de interação, voltada à gestão pública colaborativa. A rede social Colab.re permite, por meio de um aplicativo, a notificação de problemas na cidade e o envio de sugestões para o Executivo. A plataforma soma-se ao Fala Porto Alegre, cujas demandas são recebidas pelo telefone 156.
Através do site www.colab.re ou pelo aplicativo disponível nas versões Android e iOS, o cidadão pode interagir com o poder público. Após fazer o cadastro, o usuário identifica irregularidades, fotografa e publica pelo smartphone ou via web para que a prefeitura seja notificada e tome ações preventivas e corretivas. É possível, por exemplo, fiscalizar o desperdício de água, uso indevido e indiscriminado de energia elétrica, calçadas irregulares, bem como propor soluções e avaliar serviços públicos.
O conteúdo fica à disposição de todos os usuários, que poderão também curtir e compartilhar em outras redes sociais, aumentando o engajamento para a solução daquela demanda. Em contrapartida, uma equipe da prefeitura estará conectada ao painel de monitoramento do Colab.re, para acompanhar em tempo real as demandas geradas e respondê-las de forma personalizada.
No monitor, a prefeitura acessará a lista das solicitações acompanhadas por um número de protocolo. As postagens contêm foto, local do fato, link gerado pela rede social, bem como comentários e curtidas dos seguidores, o que facilita a identificação desses casos. As demandas serão encaminhadas ao órgão responsável, que informará aos cidadãos sobre a solução para cada caso. O usuário receberá um alerta no celular quando a demanda for resolvida.
De acordo com o coordenador do PoaDigital, Thiago Ribeiro, a implantação do Colab foi fruto de pesquisa e de um trabalho transversal entre as secretarias. "O aplicativo é gratuito e deve se transformar em uma importante ferramenta de diálogo", disse, ao lembrar que, apenas nesta terça-feira, 12, foram feitos 200 cadastros na plataforma.
O Colab.re já é utilizado em mais de 65 cidades brasileiras, entre elas, Curitiba (PR), Niterói (RJ), Santos (SP) e Teresina (PI), além de órgãos como a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e o Incra. A ferramenta foi eleita um dos melhores aplicativos de governo do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o melhor aplicativo urbano do mundo pela fundação franco-suíça New Cities, dedicada a soluções urbanas.

Reprodução da rede social

Reprodução da rede social


Comentários