Projeto Mobilize-se coloca 300 rádios em dispositivos mobile

Regiões Sul e Sudeste têm o maior número de adesões até o momento

O Mobilize-se, projeto de inclusão do rádio brasileiro no universo de aplicativos para smartphones e tablets, já financiou apps para 305 veículos nas cinco regiões do País. O número representa 60% da meta estipulada pela associação. O projeto foi lançado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), em parceria com entidades estaduais de radiodifusão.
Atualmente, das 4,6 mil rádios existentes, menos de 30% ou 1.394 possuem aplicativo próprio. Com as 305 que ganharam seus aplicativos customizados, esse número sobe para 1,7 mil. Pelo projeto, as primeiras 500 rádios cadastradas no site www.mobilize-se.net.br recebem gratuitamente um app exclusivo e personalizado.  As emissoras também passam a fazer parte do integrador de rádios da Abert, um app que reúne a programação de emissoras de todo o País.
As regiões Sul e Sudeste são as que apresentam o maior número de adesões até o momento, com 114 e 115 rádios registradas, respectivamente. Em seguida, aparecem o Nordeste, com 41 emissoras; Centro-oeste, com 18; e Norte, com 17. Entre os estados, Minas Gerais e São Paulo têm o maior número de rádios com aplicativos custeados pela iniciativa, seguidos de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Segundo o presidente da Abert, Daniel Slaviero, a meta é dobrar o número de emissoras brasileiras que possuem aplicativos para celulares até o fim do ano. "Estamos vivenciando uma mudança brutal na maneira como as pessoas acessam o meio rádio. Por isso, o projeto visa à inclusão principalmente das pequenas e das médias emissoras no ambiente mobile digital", comenta.

Comentários