Versão da hora

Logo do Google faz homenagem a Alexander Calder, criador do móbile, mas aplicativo para gerar movimento tem funcionamento precário

Nesta sexta-feira, 22, o doodle - o logotipo do Google - faz uma homenagem a Alexander Calder, artista plástico americano criador do móbile. O logo reproduz The Star, obra de 1960 de Sandy Calder, como o escultor também ficou conhecido. Calder, que morreu em 1976, comemoraria 113 anos hoje. Assim como móbiles se movimentam impulsionados pelo ar, o doodle gira lentamente e acompanha o deslocamento do cursor do mouse na tela.

O aplicativo, no entanto, funciona somente em versões mais modernas de navegadores. De acordo com o blog oficial do Google, foi utilizada linguagem HTML5, o que exige navegador bastante atualizado para exibir o suave deslocamento do móbile. Roda bem, por exemplo, no Google Chrome, mas não no Firefox 5.0 ou Internet Explorer 9. A melhor maneira de descobrir se funciona com seu navegador, porém, é fazer a experiência na página inicial do buscador. No ano passado, a empresa havia tentado publicar o mesmo doodle, mas foi obrigada a remover a publicação depois de enfrentar dificuldades técnicas.

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam fora do escritório. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. A equipe já criou mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

No último dia 9 de junho, o doodle lembrou o 97º aniversário do falecido criador da guitarra elétrica, Les Paul. A imagem, que reproduzia cordas da guitarra e som, permitia que o usuário "tocasse" o instrumento. A empresa de consultoria Rascue Time calcula que a homenagem gerou um prejuízo de US$ 268 milhões à economia mundial, pois, no mundo todo, teriam sido gastos 5,3 milhões de horas em brincadeiras com o doodle.
Imagem

Comentários