Wikipedia promete apagão para quarta-feira

Site apoia o movimento S.O.P.A, que protesta contra a lei antipirataria, em discussão no Senado norte-americano

Alguns sites já anunciaram interromper suas operações, causando assim uma espécie de blackout na internet. A medida faz parte de um protesto contra a lei antipirataria que está em discussão no Senado norte-americano. Com o tweet 'Temos que mandar uma mensagem GRANDE para Washington', a Wikipedia promete parar sua versão em inglês por 24 horas nesta quarta-feira, 18. "Aviso aos estudantes! Faça sua lição de casa com antecedência. A Wikipedia irá protestar contra uma lei ruim na quarta-feira! #sopa", postou o fundador Jimmy Wales em referência ao movimento S.O.P.A (Stop Online Piracy Act).
O projeto de lei, que está em tramitação no Senado dos Estados Unidos, responsabiliza sites pelo conteúdo postado por usuários. Se algum conteúdo for considerado ilegal, a punição poderá recair sobre os donos do site que hospeda o conteúdo. As penas incluem desde o bloqueio do site até a prisão dos responsáveis por até cinco anos.
Facebook, Google, Amazon, entre outros sites já haviam ameaçado fazer um apagão caso o lobby em torno do projeto ganhasse força, mas nenhum deles marcou datas oficiais. O duelo divide opiniões por conta de mexer na liberdade de expressão e de seu caráter considerado rigoroso.
Leia também em Coletiva.net:
Sites prometem parar suas operações como forma de protesto

Comentários