Correio do Povo reforma redação e cria núcleo focado nas mudanças digitais

Novos móveis e atualização de software também estão entre as novidades

Poucos dias antes de encerrar o ano, a redação do Correio do Povo passou por reformas significativas. Dentre as novidades, estão móveis, a atualização de software e a criação de um núcleo às mudanças digitais. O objetivo, conforme a empresa, é focar na renovação e na interação dos colaboradores.

O grupo de profissionais com foco na produção multimídia, inter-relacionado com o impresso e o online é a principal aposta da empresa. O jornalista Jonathas Costa, que é um dos editores responsáveis por planejar o setor, explica que a intenção é enriquecer a experiência do leitor ao consumir o conteúdo do jornal, independentemente da plataforma. "Qualificaremos a nossa prática com a realidade aumentada e intensificaremos a produção de especiais, com o aprimoramento de recursos na criação de vídeos e infográficos", adianta. A mudança inclui a reestruturação de algumas áreas da redação, junto com o retorno de alguns profissionais que retomarão suas atividades após concluírem estudos no exterior.

Na reforma física, somada à troca do mobiliário completo dos espaços, a redação ganhou painéis de TV, computadores, telefones e armários planejados. No que se refere à atualização da ferramenta de edição do impresso, a novidade deixará a produção das matérias mais dinâmica e flexível, com foco na integração total da produção de reportagem. O projeto, que se iniciou no primeiro semestre de 2017, deve estar plenamente concluído nos primeiros meses do ano que vem, quando o site do CP será atualizado. Para os próximos meses, o setor industrial do jornal também receberá novos equipamentos.

O diretor de redação, Telmo Flor, afirma que a mudança prepara o CP para mais uma etapa de crescimento, sempre mantendo a seriedade consolidada. "Não vamos mudar a essência do que fazemos, que é o Jornalismo. O que o impresso tem na alma, os jornalistas têm no seu DNA", destaca e completa: "O que muda é a percepção de que se renova. É uma renovação de esperança, de futuro e de técnicas".

Dentre as ideias para pensar a nova redação, estão mudanças provenientes do impulso tecnológico e a confluência das plataformas impressas e digitais. De acordo com Telmo, a reforma vem para facilitar o tráfego de criação de conteúdo jornalístico no espaço. Ele salienta que o investimento não vem como uma aposta, mas como uma "construção de um futuro solidificado por um passado forte, que nos dá a base para seguir adiante".

Comentários