Editora de Coletiva.net avalia experiência de acompanhar cobertura no TRF4

Gabriela Boesel observou a movimentação da imprensa durante o julgamento do ex-presidente Lula, em Porto Alegre

Gabriela Boesel - Divulgação/Coletiva.net

A editora de Coletiva.net, Gabriela Boesel, acompanhou as movimentações da imprensa na cobertura do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Ao longo desta quarta-feira, 24, a jornalista observou o trabalho dos colegas de profissão na Sala de Imprensa do tribunal e testemunhou o serviço da assessoria de comunicação do órgão público durante todo o dia.

Sobre a experiência, Gabriela avaliou como uma das mais interessantes de sua carreira. "Além de ser testemunha de um evento desta proporção e que é de extrema importância para o cenário nacional, ter a oportunidade de dividir o espaço com jornalistas de diversos veículos locais, nacionais e estrangeiros, é enriquecedor", afirmou. Para ela, mesmo que o foco não fosse a sessão em si, foi curioso ver como cada profissional fazia sua cobertura sobre o fato.  

Acompanhar o trabalho de mais de 100 jornalistas não foi fácil, conforme observou, no entanto, acredita que conseguiu cumprir a missão tentar mostrar como estes profissionais alimentaram seus veículos e como a equipe de Comunicação do TRF4 conduziu as movimentações. "O time do tribunal foi muito atencioso com todos os que estavam na Sala de Imprensa. Eu, por exemplo, tive problemas em conectar o wi-fi e a equipe de TI não me deixou na mão. Após várias tentativas, um técnico conseguiu fazer a internet funcionar", relatou.

Com foco nos bastidores, Gabriela entrevistou repórteres de diversas emissoras, como SBT, RIC TV e RedeTV. Também conversou com profissionais de veículos internacionais, a exemplo do jornal francês Le Monde, do norte-americano The Washington Post e da agência chinesa de Notícias Xinhua. Além de abastecer o portal com as notas redigidas diretamente de lá, a jornalista fez vídeos ao vivo pelo perfil do Facebook de Coletiva.net e contou com o apoio da equipe do veículo que estava na redação. "As meninas foram incansáveis e me deram todo o suporte preciso durante todo o dia", agradeceu.

Comentários