Eduardo Bueno, o Peninha, celebra audiência do canal Buenas Ideias

Plataforma está no ar há nove meses e conta com mais de 100 mil inscritos

Peninha - Reprodução

O canal Buenas Ideias, do historiador e jornalista Eduardo Bueno, o Peninha, passou dos 100 mil inscritos desde seu lançamento em maio de 2017. Em conversa com o Coletiva.net, ele celebrou o marco e disse estar feliz com a audiência. "Tem setores que festejam esses 100 mil assinantes como sendo um prodígio e outros que dizem que um canal com esse conteúdo deveria ter, pelo menos, um milhão. Não sei o que responder para nenhum deles. Para mim, parece muito e fico bem feliz", falou, ao mencionar que cerca de mil pessoas se inscrevem diariamente no canal.

Peninha contou que Buenas Ideias surgiu de um convite de Marcelo Madureira, do extinto Casseta e Planeta, quando ambos trabalhavam juntos no programa 'ExtraOrdinários', da SporTV. "Ele insistia muito para que eu estivesse nas redes, em especial no Youtube", contou, ao reforçar que não está presente em nenhuma rede social. "Minha paciência é zero para elas, mas do Youtube até que gosto, então topei." Então, desde maio, Peninha vai uma vez por mês ao Rio de Janeiro para gravar de quatro a seis episódios, e a edição é feita em Porto Alegre.

O assunto, como não poderia ser diferente, é sempre e somente história do Brasil, da pré-história aos dias atuais. "Esse País é uma pauta inesgotável, para o bem e para o mal. Mais para o mal, ultimamente. Digo, nos últimos 500 anos", relata. Confessa que não sabe o público-alvo. "Acho que qualquer um que se interesse em saber por que o Brasil deu no que deu." Comemora o fato de que muitas pessoas foram atraídas para o canal por acompanharem seus livros.

Para o futuro, planos não faltam. Segundo o jornalista, os assinantes têm pedido muito que a frequência dos vídeos aumente para dois por semana. "Mas só vou fazer isso se rolar patrocínio", adverte e comenta: "É divertido gravar e os episódios são bem instigantes e engraçados, se não fossem trágicos. Mas dinheiro, que é bom, ainda dá pouco". Mesmo com essa questão, uma das conquistas foi quando o canal foi escolhido como um dos mais inteligentes da web e selecionado pela Fundação Lemann, do empresário Jorge Paulo Lemann, para ser distribuído em colégios da rede pública.

Comentários