Inscrições abertas para Congresso de Jornalismo Investigativo

Promovido pela Abraji, evento oferece formação em uso de dados

Reprodução

O 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo está com inscrições abertas. O evento conta com 70 painéis e workshops, nove cursos e, a novidade desta edição, um intensivo em jornalismo de dados. A imersão de três dias ocorrerá de 28 a 30 de junho em São Paulo, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (R. Casa do Ator, 275) e as inscrições podem ser feitas aqui.

Quem participa do Congresso pode montar a própria programação que oferece formas de aplicar diferentes linguagens na apuração jornalística em formações que vão do básico ao intermediário em diferentes áreas. O coordenador de cursos e projetos da Abraji, Tiago Mali, comemora a edição. "Além dos treinamentos que oferecemos regularmente, abrimos espaço neste Congresso para workshops de maior duração, abordando técnicas avançadas, especialmente na área de dados", afirma.

Entre os palestrantes estão Marco Túlio Pires e Keila Guimarães, do Google News Lab, além do codiretor da ONG Dados.org, Claudio Weber Abramo, que promoverá um curso sobre o uso de dados públicos na cobertura de eleições. O programador Álvaro Justen dará o curso de Introdução ao Python para jornalistas, ensinando o fundamental sobre a linguagem de programação, e a cientista de dados e o diretor-executivo da Transparência Brasil Jéssica Voigt e Manoel Galdino também estarão presentes com formação sobre análises estatísticas e manuseio de microdados.

Comentários