Jornalista lança livro de ficção sobre homem mais alto do mundo

Fabrício Silveira se inspirou na vida de artista circense para criar 'Gigante Figura'

O jornalista Fabrício Silveira estreia na ficção com o livro 'Gigante Figura', contando a trajetória do artista circense Ugo Battista, considerado o homem mais alto do mundo. Na obra, o protagonista italiano, conhecido como o Gigante dos Alpes Marítimos, conduz o leitor pelo ambiente dos desencaixados, marcando a passagem do século XIX para o XX, na Europa e na América. O lançamento acontecerá neste sábado, 7, às 20h, no Panamá Studio Pub, (rua José do Patrocínio, 963), em Porto Alegre.

Em sua pesquisa, o autor buscou inspirações em obras e filmes que o ajudaram a construir o período histórico que povoa o imaginário contemporâneo do gigante. O romance biográfico 'Figura Gigante', de Nico Orengo, por exemplo, foi uma das referências do escritor. "A vida de Ugo Battista é um daqueles casos que supera a ficção", comenta a escritora Julia Dantas. Para o escritor Daniel Galera, a linguagem adotada é curiosa e bem particular. "Uma espécie de ficção enciclopédica", compara.

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), em 1995, Fabrício Silveira é professor universitário e escritor. Ele também é mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs - 1998) e possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos.

Comentários