Oficina explora recursos para narrativa de histórias de vida

Atividade será ministrada pelo jornalista Rafael Gloria, mestrando em Comunicação pela Ufrgs

Rafael Gloria - Arquivo pessoal

Trabalhar e estimular a criatividade, seja no texto jornalístico e no de não ficção, são parte da proposta da Oficina de Escrita no Jornalismo - Histórias de Vida, organizada pelo jornalista Rafael Gloria. A capacitação irá trabalhar fundamentos de escrita criativa e, também, conceitos básicos do texto jornalístico. O intuito, conforme o ministrante, é mesclar as ideias e utilizar essas ferramentas para contar trajetórias pessoais. As aulas prometem bastante produção textual e terão início em 9 de março. Ao todo, serão quatro dias de atividades, das 10h às 12h30h, com turma limitada a seis participantes.

Os encontros do treinamento, que está em sua 5ª edição, também funcionarão como um grupo de escrita. Um dos objetivos é perder o medo de escrever, de expor o texto e se arriscar mais nas narrativas. Além da programação a ser discutida em aula - disponível na página do evento no Facebook -, o professor se disponibiliza para encontros individuais para discussão de assuntos específicos ligados ao texto. Mais informações da oficina estão disponíveis neste link.

Formado pela Ufrgs, Rafael é especialista em Jornalismo Digital pela PUC e mestrando em Comunicação. Tem experiência em jornalismo impresso e digital, colaborando com veículos como Correio do Povo, Jornal do Comércio e Jornal Metro. Na área cultural, é editor-fundador do site Nonada - Jornalismo Travessia e do Zine Travessias, publicação destinada a traçar perfis jornalísticos. Ainda, tem no currículo a apresentação de programas de rádio na extinta Ipanema, Rádio Estação Web e na Minima.fm, entre outras atividades.

Comentários