TVE fará cobertura oficial de concurso de proficiência em língua chinesa

Chinese Bridge 2018, organizado pelo Instituto Confúcio, da Ufrgs, será realizado pela primeira vez no Estado

Divulgação/TVE

A TVE será a emissora oficial do concurso Chinese Bridge 2018, de Proficiência em Língua Chinesa, promovido pelo Instituto Confúcio, da Ufrgs. O convite foi feito pelo professor chinês Tiejun Gu e por Antônio Domingos Padula, ambos diretores do Instituto, ao presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr.. Esta é a primeira vez que o evento será realizado em Porto Alegre, envolvendo outros 10 institutos chineses presentes no País. O aluno que tirar o primeiro lugar irá para a China disputar a final mundial.

O Chinese Bridge ocorrerá em 6 de maio, no Salão de Atos da universidade federal, e é um concurso internacional realizado desde 2002 pela sede do Instituto Confúcio na China (Hanban). A proposta é testar a proficiência de jovens estrangeiros na língua chinesa, dando, como incentivo, bolsas de estudo em instituições acadêmicas no país oriental. As modalidades da competição incluem proficiência em língua chinesa, conhecimento sobre a China, talentos culturais chineses e habilidades de compreensão.

Para aprofundar a parceria do Instituto Confúcio com a TVE, a diretora de Programação, Tatiana Forster, e o chefe de divisão, Gustavo Roth, irão tratar do intercâmbio de conteúdo e da cobertura do Chinese Bridge 2018. "Iniciamos uma aproximação no ano passado e, agora, vamos começar a trabalhar juntos, em uma parceria que envolve, também, a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer", afirma Orestes Jr. "Temos muitas iniciativas para compartilhar. Faremos tudo do jeito chinês, um passo de cada vez, mas com firmeza de propósito", destaca. "Há muitas oportunidades a serem exploradas", completa Padula.

Comentários