Veículos do Grupo RecordRS realizam cobertura das eleições de forma independente

Compostas por rádio Guaíba, Correio do Povo e RecordTV RS, redações não estão integradas

Urna eletrônica - Reprodução/EBC

Faltando um pouco mais de três semanas para a votação, que acontece no domingo, 7 de outubro, o Grupo Record RS tem, ainda, bastante trabalho pela frente. A produção de conteúdo está sendo realizada de maneira independente pela rádio Guaíba, pela RecordTV RS e pelo Correio do Povo. Cada veículo tem sua equipe especial para contemplar a cobertura.

Em conversa com Coletiva.net, o gerente geral de Jornalismo da rádio Guaíba, Nando Gross, contou sobre os próximos passos : "Nós já realizamos dois debates com os governáveis e estamos organizando um encontro no programa Esfera Pública com os candidatos a vice-governador. A data depende da agenda dos concorrentes", afirmou. Candidatos ao Senado também participaram de entrevistas.

No domingo de votação, segundo Nando, desde as 6h até a meia-noite, a equipe de repórteres acompanhará os candidatos e a apuração. Alguns irão ao Interior, pois há governáveis que votam em outras cidades. Durante a programação, que também será transmitida ao vivo pelo Facebook, haverá cobertura minuto a minuto pelo Twitter e bastidores pelo Instagram, sob responsabilidade de Laura Gross e com apoio de estudantes de faculdades de Jornalismo. O time de âncoras, que se revezam no decorrer do dia, além do gerente, é formado por Ananda Müller, Camila Diesel, Gutiéri Sanchez, José Aldo Pinheiro, Jurandir Soares, Juremir Machado da Silva, Luís Magno, Rogério Mendéslki, Taline Oppitz e Voltaire Porto.

O diretor de Redação do Correio do Povo, Telmo Flor, destacou ao portal que nestas eleições a aposta é dar mais foco para as redes sociais. Pela página do Facebook do jornal, haverá live durante o dia da votação e os repórteres realizarão cobertura minuto a minuto desde as 7h. "Nós estamos fazendo layouts para o site em que a apuração em tempo real será exibida na capa do site", salientou. O objetivo, de acordo com ele, é para que tenha mais visibilidade e seja de fácil compreensão para os leitores.

No impresso, haverá páginas com infográficos e matérias analisando e indicando como funciona o processo de composição da Câmara, Senado e Governo. Além desta programação, desde agosto deste ano, o veículo participa do projeto 'Comprova' - que reúne 24 veículos do País para combater as fake news. "Estaremos preparados, também, para qualquer mobilização nas ruas, o que é algo bem provável de acontecer", completou.

A RecordTV RS realizará debate televisivo com os governáveis no último sábado deste mês, 29, com o jornalista André Haar. No mesmo dia, o jornalista entrevista os concorrentes ao Piratini Julio Flores (PSTU) e Paulo de Oliveira Medeiros (PCO). As entrevistas com duração de sete minutos serão veiculadas no Rio Grande no Ar, entre segunda-feira, 1º, e terça-feira, 2, a partir das 7h.

Comentários