"Ainda temos fôlego para a próxima batalha", diz Nunes

Presidente do Sindicato dos Jornalistas comemorou aprovação da PEC do Diploma pelo Senado

A PEC do Diploma foi aprovada em segundo turno no Senado, nesta terça-feira, 7. Conforme o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, José Nunes, apesar da consciência de que será mais uma longa jornada, pois a matéria segue para apreciação da Câmara dos Deputados, a categoria ainda tem fôlego para essa nova batalha. O dirigente contou ao Coletiva.net que todos comemoraram a conquista e que a explanação da senadora Lídice da Mata (PSB/BA) foi essencial para que a votação fosse feita. "Ela cobrou dos parlamentares que fosse cumprido o acordo feito anteriormente para que a proposta fosse apreciada logo após o recesso da Casa. Já passava das 20h30 quando se iniciou a votação", detalhou Nunes.
O presidente também destacou o trabalho feito por sindicatos locais e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), pois considera peça fundamental na aprovação. "Agora, começaremos uma nova luta. Ainda hoje temos uma reunião com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS). A ideia é buscar um encontro com o presidente da Câmara, o deputado Marco Maia (PT-RS), e iniciar o trabalho de aproximação com a Casa", revelou. Nunes também se mostrou otimista com a Câmara, já que, segundo ele, os números obtidos no Senado levam a proposta para o mesmo rumo no órgão superior. Após os primeiros contatos com deputados, os sindicatos e a federação devem definir a estratégia das próximas ações. "Nossa expectativa é que a PEC seja votada, pelo menos em primeiro turno, ainda neste ano", salientou.
Presidente da Fenaj, Celso Schröder explicou que a comitiva de profissionais e estudantes de Jornalismo, que acompanhou e comemorou a decisão do Senado, permanece em Brasília para articulações na Câmara dos Deputados. "O Senado mostrou sintonia e sensibilidade com o desejo da sociedade e dos jornalistas pela qualificação e valorização do jornalismo. Temos certeza de que, com mais luta e mobilização, a Câmara dos Deputados fará o mesmo", afirmou Schröder. Através de nota oficial, a federação também comemorou a conquista. "Os jornalistas e a sociedade brasileira agradecem este ato em defesa do Jornalismo", registra a nota.

Comentários