"Eles deixaram seu nome na antologia do RS", exalta Julio Ribeiro

Afirmação faz referência ao livro 'Nomes que fizeram a imprensa gaúcha', lançado hoje

Julio Ribeiro, no lançamento de 'Nomes que fizeram a imprensa Gaúcha' - Reprodução

Um breve evento na manhã desta quarta-feira, 18, marcou o lançamento da quarta edição do livro 'Nomes que fizeram a imprensa Gaúcha', projeto liderado pelo jornalista Julio Ribeiro. Na ocasião, o publisher da revista Press & Advertising exaltou: "São profissionais que deixaram seu nome na antologia do Rio Grande do Sul". A reverência foi relacionada aos homenageados da publicação deste ano: Bira Valdez, Celito de Grandi, Clovis Duarte, Danilo Ucha, Jayme Copstein, José Abraham, Paulo Sant'Ana, P. F. Gastal, Plínio Saraiva e Tatata Pimentel.

O encontro ocorreu no Palácio Piratini e contou com a presença de autoridades, como o governador José Ivo Sartori, além de muitos jornalistas, publicitários, dirigentes de entidades do mercado e familiares dos homenageados na obra. A secretária de Comunicação do Estado, Isara Marques, foi a primeira a se pronunciar, de forma bastante objetiva: "É uma satisfação receber este livro, que reconhece e homenageia profissionais tão importantes para o Jornalismo, e seus legados. Vida longa a este projeto", enalteceu, em referência a Julio Ribeiro.

Na sequência, o idealizador do livro reforçou a importância dos profissionais da imprensa, afirmando que "o mundo é muito complexo e precisa de pessoas que saibam colher o maior número de informações e interpretá-las". Ele salientou também que nenhuma democracia existirá sem uma imprensa livre. Após recordar algumas histórias contadas nas páginas da obra, Julio chamou Sérgio Duarte, irmão de Clovis, que falaria em nome dos familiares dos homenageados. "Este título também deve servir para que jovens saibam que alguém, antes de nós, já inventou a roda", destacou.

Ao admitir estar muito emocionado - dizendo que talvez nem conseguisse falar - Sérgio descontraiu brincando com o título de "professor do Soletrando", quadro do programa Caldeirão do Hulk, da Rede Globo, do qual participou. E complementou: "Tenho muito orgulho dos meus pais, que permitiram que dois dos seus três filhos se tornassem professores - eu e o Clovis. Esta profissão nos fez muito felizes durante longos anos".

Comments