"Saiam a campo", diz editora-executiva da Globo News

Eliane Camolesi afirma que profissionais de Comunicação precisam saber o que se passa fora das redações

Falar de conectividade não é o mesmo que falar das mais novas mídias, acredita a editora-executiva do programa Mundo S/A, da Globo News, Eliane Camolesi. Em entrevista ao Coletiva.net, a jornalista afirmou que, cada vez mais, o público dos veículos são potenciais produtores de conteúdo. Para ela, isso significa que os profissionais da área, especialmente os estudantes, que serão os novos jornalistas, precisam estar cada vez mais próximos da realidade. "Se eu pudesse resumir tudo que penso sobre essa conectividade atual, diria: saiam a campo. Precisamos conhecer o nosso público e, especialmente, saber o que eles querem de nós", destacou Eliane. A jornalista salientou ainda que a comunicação vive "a era dos multiprotagonistas, onde as pessoas produzem o que elas querem, na hora que elas querem".
Para Eliane, todo o mercado da Comunicação está tentando entender as mudanças frequentes, para encontrar a melhor forma de transitar no meio delas. Para onde vamos? Esta é a resposta que a jornalista diz procurar incansavelmente. "Infelizmente, ainda não sabemos, pois somos um organismo vivo, que não sabemos para onde vai. Tudo acontece ao mesmo tempo", explica. Segundo Eliane, ninguém pode se fechar em um modelo que considere consagrado, só porque dá certo há muitos anos. As pessoas querem coisas novas o tempo todo e "se A não fizer, B fará".
Todos esses aspectos serão abordados pela jornalista logo mais, a partir das 19h30, em uma palestra na ESPM - a atividade integra a programação do Open ESPM. Eliane é formada em Comunicação Social e pós-graduada em Arte e Filosofia. Construiu a carreira praticamente toda dentro da televisão, passando por diversas afiliadas da Rede Globo, em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Foi editora de diversos telejornais, entre eles Bom Dia Brasil e Jornal Nacional. Hoje, comanda o programa Mundo S/A, segunda maior audiência da Globo News, ficando atrás apenas do Manhattan Connection.
Imagem

Comentários