7 de abril é Dia do Jornalista

Representantes da categoria falam sobre a data

No próximo sábado, 7, comemora-se o Dia Nacional do Jornalista. Coletiva.net conversou com os presidentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Rio Grande do Sul, José Nunes, da ARI (Associação Riograndense de Imprensa), Ercy Torma, e com o secretário-geral da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Celso Schröder, sobre a data. "O profissional do Jornalismo deve aproveitar esta data para refletir sobre a questão da luta pelo diploma. Deve brigar pela valorização do jornalista e pela regulamentação da profissão como um todo", declarou Nunes. Ele afirmou ainda que "o jornalista de hoje mata um leão por dia" e que por isso a nova gestão do sindicato irá incentivar a preocupação com a saúde do profissional.


"É importante que se tenham os dias profissionais. No Dia do Jornalista, é possível compartilhar, não só internamente, mas com a sociedade, as boas lembranças e a importância social do Jornalismo. Que a população comemore junto e fale sobre a profissão que adquiriu grande dimensão e função social", acrescentou Schröder. O secretário da Fenaj defende as mesmas idéias de Nunes no que diz respeito à regulamentação da profissão. "Para se exercer a prática do Jornalismo é preciso uma formação técnica e defendida por lei. Isso não pode ser atacado", enfatizou.


Já o presidente da ARI não está satisfeito."Não há muito o que comemorar", lamenta Ercyt. "O Jornalismo, hoje em dia, se tornou uma atividade de risco. Profissionais são processados, sofrem inúmeras restrições e são até assassinados. O que podemos fazer é refletir sobre o papel, o trabalho e a missão do jornalista, que não é eleito, mas tornou-se um representante da sociedade", disse. O Sindicato dos Jornalistas ainda lançou nota sobre a data, na qual comenta a entrevista concedida a Coletiva.net.

Imagem

Comentários