Abertas inscrições aos Prêmios de Jornalismo Rei da Espanha

O concurso reconhece o trabalho de jornalistas de língua espanhola e portuguesa

A EFE e a Aeci (Agência Espanhola de Cooperação Internacional) estão com inscrições abertas para a 25ª edição dos Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha. A premiação será concedida junto com a quarta edição do Prêmio Don Quixote de Jornalismo, que homenageia a reportagem mais bem escrita. O vencedor receberá 39 mil euros e uma escultura de bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios. O concurso reconhece o trabalho de profissionais de veículos impressos, rádio, televisão, fotografia e jornalismo digital, nas línguas espanhola e portuguesa. O Prêmio Ibero-Americano é concedido ao autor do trabalho que melhor contribui para a Comunicação e mútuo conhecimento entre os povos ibéricos.


O Don Quixote, patrocinado pelo governo regional de Castilla-La Mancha, reconhece a qualidade lingüística e o bom uso, defesa e enriquecimento do espanhol, de modo que a qualidade impere sobre a atualidade ou importância do tema escolhido. Podem concorrer aos Prêmios Rei da Espanha jornalistas dos países da região ibero-americana, Estados Unidos, Filipinas, Guiné Equatorial, Israel e Marrocos, com trabalhos publicados na imprensa dessas nações. As matérias devem ter sido publicadas entre 1º de setembro de 2006 e 31 de agosto de 2007. Jornalistas premiados em edições anteriores não podem participar.


Os prêmios Don Quixote e o Ibero-Americano concedem 9 mil euros cada aos seus vencedores, enquanto os contemplados nas categorias Impresso, Televisão, Rádio, Fotografia e Jornalismo Digital receberão 6 mil euros. Os trabalhos deverão ser enviados para a sede central da EFE, em Madri, ou às sucursais da agência até 30 de setembro. A decisão do júri deve ser divulgada em janeiro de 2008, e os prêmios serão entregues mais tarde, em uma data ainda a ser determinada pelo rei Juan Carlos I da Espanha.


Mais informações nos sites www.efe.es e www.efe.com ou através do e-mail [email protected].

Comentários