Abertas inscrições para o Prêmio IGE de Jornalismo

Premiação destaca as melhores reportagens sobre educação pública

A Fundação Lemann, em parceria com a Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), criou a segunda edição do Prêmio IGE de Jornalismo - Pelo Direito dos Brasileiros à Educação de Qualidade. Para participar da iniciativa, que premia as melhores reportagens sobre educação básica pública, jornalistas de todo o Brasil têm até 22 de janeiro de 2007 para se inscrever. A Educação no Brasil possui índices pouco satisfatórios, apesar de ser considerada uma área prioritária dos governos federal, estaduais e municipais. Exemplo disso é a 71ª posição ocupada pelo país no ranking da Unesco (Organização para as Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), que avalia o desempenho educacional de 121 países com base no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação.


A mídia desempenha papel fundamental para mudar esse quadro, já que pode cobrar o empenho dos governantes e mobilizar a atuação da sociedade civil. Ao divulgar informações sobre o tema, a imprensa contribui com o enriquecimento do debate público em prol da melhoria na Educação e esse é o objetivo principal da existência do prêmio. Os pré-finalistas serão conhecidos em março e os finalistas, em abril de 2007. Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação.


As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da premiação. No site, também estão disponíveis o regulamento com as informações, além de indicações de fontes de pesquisa e referências de leitura sobre o tema. O endereço é www.premioigedejornalismo.org.br/.

Comentários