Abraji prepara comemorações aos seus 10 anos

Entidade completará em dezembro uma década de fundação

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) comemora no próximo mês 10 anos de sua fundação. Organizada a partir de um evento internacional no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade Federal de São Paulo (USP), a entidade foi criada por 140 jornalistas, ao final do seminário 'Jornalismo investigativo: Ética, Técnicas e Perigos', em 2002. O objetivo foi fundar uma instituição para troca de experiências e busca de melhoria da qualidade do jornalismo. Para marcar a data, um novo seminário está previsto para 10 de dezembro.
Representante da Fundação Knight e da Unesco junto à Universidade do Texas, Rosental Calmon Alves virá ao Brasil especialmente para a celebração. Ele foi o organizador do seminário no qual nasceu a Abraji e é também padrinho da Abraji. Também está confirmada a presença de todos os ex-presidentes da associação - Marcelo Beraba, do O Estado de S.Paulo, Angelina Nunes, do O Globo; Fernando Rodrigues, da Folha de S.Paulo e UOL -, além do atual presidente, Marcelo Moreira, da TV Globo, e do vice, José Roberto de Toledo, do O Estado de S.Paulo e RedeTV!.
Os participantes irão apresentar um balanço das principais mudanças no jornalismo investigativo na última década e conduzir os debates sobre o futuro. A programação completa está em fase final de ajustes e será divulgada em breve.

Comentários