Abraji seleciona estudantes de Jornalismo para projeto

Ideia é que acadêmicos entrevistem grandes jornalistas, para escrever sobre os bastidores de reportagens premiadas

Com o nome de Projeto 1000 em 1, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) quer selecionar estudantes de Jornalismo para habilitá-los a entrevistar grandes jornalistas. A ideia é que os alunos escrevam os bastidores das reportagens e séries mais premiadas do Brasil. O projeto será da seguinte forma: 200 acadêmicos irão se organizar em 100 duplas; cada uma delas será encarregada de registrar os bastidores e o passo-a-passo de 10 reportagens; após um ano, o acervo será de 1.000 registros.
Até o momento, 83 duplas foram cadastradas, sendo sete da região Sul (cinco do Paraná, uma de Santa Catarina e uma do Rio Grande do Sul). Os estudantes que se candidataram enviaram vídeos explicando como chegaram ao projeto, o que esperam fazer, com que jornalistas pretendem conversar, entre outros detalhes. Dos repórteres mais requisitados para entrevistas estão dois gaúchos: Letícia Duarte, de Zero Hora, para falar sobre a reportagem 'Filho da Rua', e Caco Barcellos, editor do programa Profissão Repórter, da Rede Globo.
As inscrições estão sendo feitas através do e-mail [email protected]. Os estudantes devem manifestar interesse para que recebam uma ficha de cadastro e algumas orientações. Após o preenchimento, é determinado um prazo para que a dupla produza um vídeo de apresentação, de até cinco minutos, em que se apresentam, contam como conheceram, por que querem participar e indicam três reportagens premiadas que gostariam de conhecer os bastidores.
Clique aqui para conhecer um dos vídeos inscritos.

Comentários