Acadêmica de Jornalismo vence concurso nacional

Caroline Richter, da Feevale, foi selecionada no Programa InFormação

A acadêmica de Jornalismo da Universidade Feevale Caroline Richter foi selecionada no Programa InFormação - Programa de Cooperação para a Qualificação de Estudantes de Jornalismo. A distinção premia os três melhores projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Brasil, ligados ao tema Criança, Consumo e Mídia, com bolsas de estudo, de seis meses, para TCC.A iniciativa é promovida pela Andi - Comunicação e Direitos, com suporte do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ).
Caroline foi selecionada com o trabalho 'Troca-troca no dia da criança? Um debate sobre a educação continuada para o consumo', orientada pela professora Saraí Schmidt. "A ideia do projeto surgiu na disciplina Mídia e Cultura e a proposta era criar um produto, serviço ou projeto para as crianças. Criamos então, eu e meu grupo, um evento de troca-troca de brinquedos", explica Caroline. Para ela, o prêmio é importante não só pela bolsa de estudos, mas pelo reconhecimento. "Foi muito gratificante, ainda mais por ter sido a única acadêmica de Jornalismo do Rio Grande do Sul a ser contemplada. Além do subsídio que receberei durante os seis meses de desenvolvimento do projeto, esse prêmio é um importante reconhecimento acadêmico", conta.
Segundo Fabio Senne, gerente do Núcleo de Qualificação e Monitoramento de Mídia da Andi, o prêmio destaca a urgência em conferir atenção aos problemas sociais brasileiros. "Esperamos que esses seis meses de mergulho em temas tão pertinentes para a proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes sejam um catalisador para um futuro profissional que enquadre essas questões em posição de destaque", disse ele, em carta enviada à estudante.
Em 2010, a acadêmica de Jornalismo da Feevale Ramona Carmelita Heldt foi selecionada com o trabalho 'A infância colorida nas revistas: um estudo sobre a criança nos anúncios da Veja, Isto É, Época e Carta Capital'. O projeto também contou com a orientação da professora Saraí, que vem desenvolvendo pesquisas sobre Mídia e Criança na Universidade.

Comentários