Acadêmicos da Ufrgs verificam discursos de pré-candidatos ao governo estadual

Trabalho desenvolvido por alunos do curso de Jornalismo praticam checagem de fatos em extensão

Um grupo de alunos de Jornalismo da Ufrgs verificam os discursos dos pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul durante o curso de extensão 'Laboratório de Fact-checking', que tem início marcado para amanhã, 5. As checagens estarão disponíveis no site do Filtro Fact-checking, iniciativa local lançada pela ONG Pensamento.org.

"Nosso principal objetivo com a oficina foi criar sinergia entre os assuntos que trabalhamos em nossas pesquisas na pós-graduação e os conteúdos a que os alunos têm acesso na graduação", contou a doutoranda do PPGCom da Ufrgs e uma das fundadoras do Filtro Fact-checking, Taís Seibt, que conduziu algumas aulas. A ideia, reforçou ela, era oportunizar a discussão de aspectos que não são comuns em disciplinas convencionais na academia.

Coordenada pela professora Virginia Fonseca, a formação contou com a condução das criadoras da iniciativa Troco Dados, Fabiana Freitas e Marília Gehrke, e dos cofundadores do Filtro, Naira Hofmeister e Tiago Lobo. Os ministrantes procuraram ensinar técnicas e ferramentas do Jornalismo guiado por dados aos participantes.

Comentários