Aluna da Feevale vence concurso do CNPq

Pâmela Stocker recebeu distinção na categoria Estudante de Graduação no Prêmio "Construindo a Igualdade de Gênero"

A aluna do 8º semestre do curso de Jornalismo da Feevale Pâmela Stocker recebeu nesta segunda-feira, 22, menção honrosa na categoria Estudante de Graduação pelo trabalho inscrito na 5ª edição do Prêmio 'Construindo a Igualdade de Gênero'. A distinção é uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem).
Bolsista de Iniciação científica do grupo 'Comunicação e Cultura' da Feevale desde 2008, a estudante participou do concurso com o artigo científico intitulado 'Ser mulher nas revistas: Um estudo sobre cultura jovem, gênero, mídia e educação'. A análise foi produzida com a orientação da professora Saraí Schmidt. No total, o prêmio recebeu 3.686 inscrições de diferentes universidades brasileiras e somente três alunos de graduação foram premiados.
O trabalho premiado integra a pesquisa 'O jovem da comunidade tem atitude? Um estudo sobre mídia, educação e cultura jovem', coordenada por Saraí de 2007 a 2009, com o apoio do CNPq. "Procuramos explorar e demarcar os diferentes modos de ser menina e mulher presentes nas páginas das revistas jovens e as representações de feminilidades entre o público leitor, estudantes de comunicação e universidade", explica Pâmela.
A orientadora ressalta a importância deste prêmio. "Esta é uma oportunidade de divulgar para a comunidade acadêmica aquilo que estamos pesquisando na Feevale. É uma conquista importante para todos nós do curso de Comunicação Social e do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura. Esta premiação é o reconhecimento da nossa trajetória na pesquisa", comemora Saraí.
Criada em 2005, a premiação tem o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas. Além disso, a distinção pretende contribuir com a discussão nas escolas e universidades sobre as desigualdades existentes entre mulheres e homens e incentivar os estudantes a produzirem textos sobre o tema. Os artigos premiados podem ser conferidos no site do CNPq.

Comentários