ARI celebra Dia da Imprensa com programação de eventos

Entidade promove palestras e demais atividades entre 1º e 7 de junho

ARI lembra Dia da Imprensa - Reprodução

Para celebrar o Dia da Imprensa, comemorado em 1º de junho, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) organizou uma semana de atividades nos primeiros sete dias do próximo mês. A programação, entre 1º e 7 de junho - que homenageará o Patrono da Imprensa do Brasil, Hipólito da Costa - inclui, entre outras, atividades em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com o Museu da Comunicação (MuseCom) e com cursos de Jornalismo.

Um ciclo de filmes sobre Jornalismo no Cinema Universitário (Sala Redenção), da Ufrgs, eventos públicos, almoço de confraternização e edição ao vivo do programa Conversa de Jornalista pela Rádio da Universidade também estão programados. A primeira atividade será na quinta-feira, 30, às 14h, quando membros do Conselho Deliberativo e da Direção Executiva da ARI se reunirão na Sala da Diretoria para elaborar e emitir uma nota alusiva à data.

Em 1º de junho, às 10h30, ocorrerá a abertura da Semana Hipólito da Costa, seguida do painel 'O legado de Hipólito da Costa e a responsabilidade atual do Jornalismo'. Na sequência, haverá a posse da Diretoria da Associação dos Amigos do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, e, depois, assinatura de Protocolos de Colaboração com diversas entidades.

Na parte da tarde, das 12h às 13h, será apresentado o programa Conversa de Jornalista, da Rádio da Universidade, e, após, ocorrerá um almoço de confraternização, por adesão, no restaurante Copacabana, na Praça Garibaldi, em Porto Alegre. Às 16h, finalizando este dia, terá a Oficina de Jornalismo Comunitário, no Residencial Hipólito da Costa (Rua Hipólito da Costa, bairro Santa Tereza), em Porto Alegre.

De segunda a sexta-feira, 3 a 7 de junho, às 16h e às 19h, ocorre o Ciclo de Filmes A Imprensa na Tela Grande, no Cinema Universitário (Sala Redenção), da Ufrgs. Após as sessões, cuja entrada é franca, a produção será debatida com o público:

3/07    16h     A Montanha dos Sete Abutres, com Mário Rocha

            19h     O Mercado das Notícias, com Mônica Kanitz

4/07    16h     O Mercado das Notícias, com Jorge Furtado

5/07    16h     Primeira Página: por dentro do NYT, com Roger Lerina

6/07    16h     Spotlight: segredos revelados, com Marcos Santuário

            19h     The Post - A guerra secreta, com Marco Antonio Campos

7/07    16h     The Post - A guerra secreta, com Ivo Stigger

            19h     Spotlight: segredos revelados, com Humberto Trezzi

Na terça-feira, 4 de junho, das 8h30 às 12h, o Auditório I, da Fabico, receberá o painel 'Empreendedorismo, assessorias de imprensa e consultorias em Comunicação: relatos de experiências'. No dia seguinte, 5 de junho, às 9h, ocorrerá o Musa, na ARI, evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, quando serão apresentados os trabalho das entidades vinculadas à criação do Museu das Águas de Porto Alegre e das pessoas interessadas na Associação dos Amigos do Museu das Águas.

O Auditório da Emater, na quinta-feira, 6 de junho, será palco do painel 'Desafios institucionais na questão ambiental', das 13h30 às 17h30. No fim do dia, às 17h, ocorrerá no Museu Hipólito José da Costa a reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da ARI, em conjunto com a Diretoria Executiva, no Museu Hipólito da Costa, com visita à exposição de acervo. No último dia da programação, a sexta-feira, 7 de junho, terá o painel 'Liberdade de imprensa, crimes de honra e fake news', a se realizar às 10h, no Espaço de Convergência Adão Pretto, da Assembleia Legislativa.

Mais informações podem ser consultadas diretamente com a secretaria da ARI, pelo fone (51) 3211.1555 ou e-mail [email protected]. Ou, ainda, com a Comissão Organizadora, com o professor Mário Rocha, pelo (51) 984.401.753 e [email protected]

Comments