Arquidiocese de Porto Alegre reúne jornalistas para falar sobre fake news

Encontro Diálogos da Igreja Católica com a Mídia foi realizado nesta manhã, na Cúria Metropolitana

Baseada na mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais - comemorado em 13 de maio, a Arquidiocese de Porto Alegre promoveu na manhã desta quinta-feira, 24, o encontro Diálogos da Igreja Católica com a Mídia. Reunidos com jornalistas, publicitários, designers e administradores, o arcebispo da Capital, Dom Jaime Spengler, e o bispo auxiliar e referencial para a Comissão de Comunicação, Dom Leomar Brustolin, propuseram uma conversa sobre fake news e Jornalismo de Paz.

Como primeira provocação, os anfitriões questionaram os convidados acerca de suas opiniões sobre a propagação de notícias falsas na internet. Paulo Germano, de Zero Hora, foi o primeiro a se manifestar, analisando que este tipo de informação ganha espaço onde há um vazio da verdade. "O que me parece é que as fake news são disseminadas por serem a opinião de quem as compartilha", avaliou, citando o recente caso da morte da vereadora do PSOL, Marielle Franco.

Mônica Rossi, do SBT, completou a análise ao ressaltar que os autores das notícias falsas estão cada vez mais profissionais. Ela lembrou que, há alguns anos, era mais fácil identificar sites falsificados, mas, atualmente, o investimento nesta roupagem é tão grande, que se passam por verdadeiros com mais frequência. O presidente da Rede Pampa de Comunicação, Alexandre Gadret, salientou que este é um momento de se sobressaírem os veículos que tenham responsabilidade. "E não se trata apenas de grandes empresas. Qualquer blog editado por apenas uma pessoa deve fazer um trabalho sério", defendeu.

Dom Jaime aprofundou a discussão e afirmou: "A conveniência gera encanto, e a racionalidade não entra em campo neste momento". O grupo concordou e debateu sobre o que, de fato, é vendido por jornalistas: credibilidade, e não informação. "É bom lembrar também que jornalismo mal feito, mal apurado, não é fake news, ainda que seja ruim", observou Josmar Leite, da RBSTV. Dom Leomar reforçou a importância do papel dos comunicadores neste processo de evangelizar a sociedade, especialmente pelo fato de se aproximar o período de Eleições. Para concluir o encontro, ele questionou os presentes sobre como a Igreja Católica deve se comportar para auxiliar neste processo.

Estiveram presentes ainda a jornalista Graice Becker e a publicitária Ana Tartoratti, representantes da Pastoral da Comunicação (Pascom de Porto Alegre); Affonso Ritter, colunista do Jornal do Comércio; Márcia Christofoli, publisher de Coletiva.net; Nelson Pereira, designer da Cúria Metropolitana; Patrícia Damaceno e Juliano Rigatti, jornalistas da Amaze Maketing de Valor, que responde pela comunicação da Arquidiocese.

Comentários