Artigos apontam desinformação e Jornalismo de Dados como tendências

Abraji e Farol Jornalismo lançam nesta terça-feira, 12, publicação com apontamentos sobre 2018

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o coletivo Farol Jornalismo lançam, nesta terça-feira, 12, a segunda edição do especial "O Jornalismo no Brasil". A publicação traz reflexões e apontamentos sobre os desafios do Jornalismo em 2018. Nela, 10 artigos escritos por pesquisadores abordam temas como a desinformação, as redes sociais, a polarização política, a checagem de fatos, a representatividade na profissão e o Jornalismo de Dados.

A fundadora do portal, Marcela Donini, acredita que quem trabalha como repórter ou monitora as redes sociais de veículos de comunicação deverá agir com cautela para escapar das armadilhas dos meios digitais para produzir um Jornalismo equilibrado e responsável. "Assim como neste ano, dois grandes aliados da imprensa em 2018 serão o fact-checking e o Jornalismo de Dados, especialmente, durante a cobertura de temas que vão de encontro às crenças dos leitores", acredita Marcela.

O especial, que traz textos de Sérgio Dávila, da Folha de São Paulo, e Pablo Ortellado, da USP, foi coordenado pelos jornalistas do Farol Jornalismo, Marcela Donini e Moreno Osório. A iniciativa é inspirada no Predictions for Journalism, série de artigos publicada anualmente pelo Nieman Lab em que se apontam tendências e previsões para o ofício. No ano passado, o site norte-americano repercutiu o primeiro especial. Conforme Marcela, o objetivo do projeto brasileiro é trazer reflexões a partir da perspectiva de profissionais de dentro e, também, de fora da imprensa, que pensam a prática jornalística de diferentes ângulos.

Comentários