Assessores do TRE-RS tiram dúvidas sobre eleições em encontro no SBT RS

Encontro aconteceu na sede da emissora nesta tarde

Os assessores Jonatas Costa e Marília Piantá - Divulgação/ Coletiva.net

No início da tarde desta quarta-feira, 1º, na sede do SBT RS, em Porto Alegre, aconteceu mais um encontro 'Mural de Ideias do Jornalismo', que está na terceira temporada. Nesta edição, o assessor de imprensa Jonatas Costa, e a assessora jurídica Marília Piantá, ambos do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), trouxeram aos colaboradores da emissora informações sobre como funcionarão as Eleições 2018 e também como buscar pautas no site do TRE, que foi atualizado hoje.

Marília anunciou datas importantes da eleição, dentre elas, a reunião com a imprensa gaúcha para a definição de horários de debates, que acontecerá em 20 de agosto - o processo é realizado por meio de sorteio. Durante a apresentação, que demonstrou diretrizes para o pleito, foi citada a resolução nº 23.551, de 2017, que determina a interferência mínima das mídias no debate democrático - caso contrário, os veículos são multados -, tendo que dar o mesmo tempo de exposição para todos os candidatos. 

A assessora destacou, ainda, que, desde 2006, é proibido aos concorrentes fazerem propaganda em outdoors, lembrando que as mídias sociais têm papel relevante neste ano. "Como vocês devem ter percebido, as ruas da cidade estão limpas, sem propagandas. As redes sociais ganham força e os candidatos podem, inclusive, impulsionar sua candidatura desde que esteja explícito na publicação que se trata de propaganda eleitoral e que pessoas físicas não patrocinem", afirmou.

Antecipando como funcionará a eleição, Costa falou sobre a nova relação de votação. "A partir de agora, a ordem é deputado federal, deputado estadual, os dois senadores, governo do Estado e presidente", revelou. No decorrer do encontro, os jornalistas participaram com perguntas e trocas de ideias, inclusive gerando pautas a partir do conteúdo.

Ao Coletiva.net, o assessor de imprensa falou da importância de apresentar as informações para a mídia. "O tribunal julga importante ter um contato maior com os jornalistas, principalmente no início da corrida eleitoral para que haja troca de experiências e informações", disse, concluindo: "É importante que eles saibam como obter informações no ambiente da Justiça Eleitoral. "

Comentários