Brasil é o país com maior aceitação por notícias pagas na internet

Constatação é de estudo do Instituto Reuters, realizado em 10 países

As regiões urbanas do Brasil têm os leitores que mais aceitam pagar por notícias no formato digital. A informação consta no levantamento 'Digital News Report 2014', realizado pelo Instituto Reuters, em 10 mercados - os demais são Alemanha, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália Japão e Reino Unido.
Conforme o estudo, seis em cada 10 leitores brasileiros afirmaram que aceitam pagar um valor mais elevado por informações online. Cerca de 65% dos que já pagaram por conteúdo online têm assinaturas mensais. No grupo dos que não têm assinatura, 61% revelaram que estariam dispostos a pagar um dia. O menor índice está no Reino Unido, onde 7% aceitariam pagar por notícias.
Em todos os países pesquisados, os dispositivos móveis ganharam popularidade como meio para ler notícias. Apesar de os meios tradicionais permanecerem populares, as redes sociais se destacam como canal para se manter informado. Segundo o estudo, os leitores brasileiros gostam mais de compartilhar o que leem e dão mais peso à marca da publicação e à autoria de um texto do que os consumidores de outros países.
O Brasil também detém o menor índice de leitores que preferem pluralidade de pontos de vista em detrimento de opiniões individuais. Três em cada quatro leitores tiveram acesso às notícias publicadas em versões impressa e online. A pesquisa cita BuzzFeed, El País e Huffington Post como sites que atraíram atenção ao lançar suas versões em português. Com 35% de suas assinaturas no meio digital, a Folha de S.Paulo é destacada como case de utilização de paywall.

Comentários