Brasil sediará três eventos de jornalismo investigativo

Conferências devem reunir cerca de 1,2 mil participantes vindos de diversos países

Três grandes eventos internacionais devem levar cerca de 1,2 mil participantes ao Rio de Janeiro neste ano e, entre eles, renomados jornalistas investigativos. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) será a anfitriã da 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo, realizada pela Global Investigative Journalism Network; e da 5ª Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo, do Instituto Prensa y Sociedad; além do seu próprio congresso internacional, que neste ano chega à 8ª edição. Os três eventos ocorrerão simultaneamente, de 12 a 15 de outubro, na PUC-RJ.
O número estimado de participantes é o dobro do que a entidade mobilizou em outubro último. "Este ano teremos três encontros em um. A organização acaba sendo bem mais desafiante, pois cada congresso tem seu formato e precisamos integrá-los, mas tenho certeza de que faremos um grande evento de jornalismo", afirma Marcelo Moreira, presidente da Abraji. Entre as atividades agendadas está um hackathon, promovido pela Mozilla Foundation. Trata-se de uma espécie de maratona, que envolverá jovens jornalistas e programadores no desenvolvimento de aplicativos relacionados ao jornalismo investigativo. Ainda haverá a entrega de prêmios, a realização de workshops e mais de 100 painéis, seminários e oficinas.
Entre os conferencistas confirmados estão a vencedora do Pulitzer Sarah Cohen (New York Times), Sheila Coronel (Stabile Center for Investigative Journalism), Kevin Davis (Investigative News Network), Mark Horvit (Investigative Reporters and Editors), David Leigh (The Guardian), Gustavo Gorriti(IDL-Reporteros) e David Kaplan (Global Investigative Journalism Network). No grupo de brasileiro, estão o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; Miriam Leitão (O Globo), Rubens Valente (Folha de S. Paulo), Eliane Brum (Época), Marcelo Beraba (O Estado de S.Paulo) e Gustavo Faleiros (Knight International Fellow), entre outros.

Comentários