Brincadeira provoca barrigadas na imprensa

Jogador fictício Enrico Cabrito foi noticiado como novo reforço do Grêmio

Personagem criado em uma brincadeira entre amigos, Enrico Cabrito virou hit na internet nesta terça-feira, 5. Inventado por internautas na noite de segunda-feira, 4, o jogador argentino fictício foi noticiado na imprensa gaúcha como a nova contratação do Grêmio. A informação chegou a ser divulgada no Twitter do jornalista Farid Germano Filho, da rádio Gre-Nal: "Enrico Cabrito, lateral esquerdo argentino, está sendo contratado pelo Grêmio". Após a repercussão em torno da mensagem, o jornalista afirmou que sua conta no microblog havia sido invadida. "Atenção! FUI Hackeado! Atenção! Estão publicando informações SEM nenhuma autorização minha! ATENÇÃO!!", escreveu.
A partir daí, a história ganhou força e foi reproduzida em manchetes de portais de notícias, alcançou os trending topics do Twitter e, em menos de 12 horas, chegou à TV. Foi durante o Jornal do Almoço, da RBS TV, que o narrador Paulo Brito noticiou a contratação. "O Grêmio estaria contratando o lateral esquerdo uruguaio? Sabem como é o nome? Cabrito. Já vi que vai sobrar para mim ali adiante. Mas é o lateral uruguaio que o Grêmio está tentando para reforçar seu grupo nas próximas horas", anunciou. Nesta tarde, em resposta aos manifestos de internautas, o comunicador publicou em seu Twitter: "Amanhã vou falar no Jornal do Almoço sobre o assunto 'Cabrito'? afinal falei hoje brincando que sobraria pra mim, foi ou não foi ?".
Há outros casos recentes em que a imprensa caiu em uma história falsa disseminada pela internet. Em 2011, uma rádio de Porto Alegre chegou a noticiar a contratação de outro atleta fictício pelo Grêmio, Bruno Camargo. No ano passado, um viral criado por publicitários revelava uma suposta participante do reality show Big Brother Brasil. Na época, a informação chegou à capa de Zerohora.com e figurou na lista das 10 notícias mais lidas de Coletiva.net, em janeiro do ano passado. No caso de Enrico Cabrito, o boato surgiu de uma troca de mensagens entre amigos. O nome de um deles, Enrico Lazzaroni, motivou o do personagem. "A brincadeira era interna, jamais foi feito (sic) propositalmente para denegrir a imagem de quem quer que seja. Um jornalista leu um tuite meu", escreveu o outro amigo @_fabianoestrela no Twitter. 

Comentários